sábado, 6 de novembro de 2010

Colagraf

Olá alunos! Nesta semana daremos início às pesquisas gráficas geradoras de múltiplas cópias semelhantes entre si a partir da impressão de uma matriz. Começaremos pela COLAGRAF, uma técnica de impressão em relevo, ou seja, o relevo da matriz é que recebe tinta e sai impresso no papel. 


Mas como a matriz da colagraf é composta por adição de materiais (e não pela produção de sulcos), vamos tratá-la ainda como estampa e não como gravura, ok?



*Vocês produziram até agora:
1. PESQUISA DE IMPRESSÕES
2. MONOTIPIA 
3. e agora produzirão impressões utilizando a COLAGRAF
**CONSIDERAMOS NESTA DISCIPLINA TODAS ELAS COMO ESTAMPAS, ok?



Para executar este exercício, vocês precisarão dos seguintes materiais:
- 1 pedaço de papelão duro (papelão paraná, pinho ou similar) no tamanho aproximado de 15 x 20 cm
- folhas de papel sulfite A4
- Fita crepe
- Barbante
- cola branca
- Tesoura
- Verniz
- Pincéis para a cola e para o verniz
- Tinta gráfica (caso não haja, pode ser substituída pela tinta a óleo. O resultado não é o mesmo, mas ao menos vocês poderão experienciar a atividade)
- Espátula de metal (para manuseio da tinta gráfica)
- Rolo para gravura (para manuseio da tinta gráfica. Para aqueles que vão trabalhar com tinta a óleo, podem utilizar o rolo de espuma ou pincéis)
- Trapos para limpeza
- Jornal Velho para forrar as mesas e para limpeza
- Querosene para limpeza
- prensa (caso não haja a prensa, as impressões podem ser feitas com colher de pau)
- Talco 



Execução:



- O papelão será a matriz de vocês. A fita crepe e o barbante são os materiais que vocês devem adicionar à matriz. Outros materiais podem ser adicionados às matrizes de colagraf, desde que não sejam muito espassos (folhas de papel amassadas, papelões com texturas diferentes, eva, etc). 
- Cortem pedaços de fita crepe e de barbante e comecem a adicioná-los na matriz de papelão, utilizando cola branca quando necessário. Observem a composição! Vocês podem modificar a forma do papelão também, cortando suas arestas, criando curvas na matriz. A matriz não precisa ser necessariamente retangular, mas procurem manter dimensões próximas às solicitadas neste exercício (15 x 20 cm).
- Depois de colar os materiais sobre a matriz de papelão, passem verniz com um pincel por cima de todo material colado. Essa etapa é muito importante, pois durante a impressão esses materiais não devem se soltar da matriz. Devem estar bem fixos e impermeabilizados.
- Depois de seca, entintem a matriz de papelão utilizando o rolo e a tinta gráfica. (Alunos dos Polos que não possuem este material podem utilizar rolo de espuma e tinta a óleo diluída com uma ou duas gotas de óleo de linhaça: o óleo de linhaça deve ser usado minimamente, pois em excesso pode estragar a consistência da tinta).
- Levem a matriz à prensa e façam a primeira impressão. A primeira impressão de uma matriz geralmente é uma PE (prova de estado). Alunos dos polos que não possuem a prensa deverão utilizar a colher de pau como alternativa, deitando a folha de papel sulfite sobre a matriz entintada e, sem movê-la, os alunos deverão fazer fricção nas costas do papel utilizando a colher de pau. Alunos que têm acesso à prensa podem usar papel canson. 
- Repitam toda a operação pelo menos 3 vezes, gerando 3 boas impressões.
- Assistam ao DVD para entenderem o processo da Colagraf, bem como detalhes como a confeção do registro de impressão e os detalhes sobre a assinatura.
- Socializem as imagens, dúvidas, processos, dificuldades e soluções no FÓRUM DE SOCIALIZAÇÃO
- Postem apenas UMA IMAGEM no fórum da atividade, juntamente com o seu relato sobre o processo da semana.

A Atividade de Colagraf foi instigante. Para produzir a matriz eu utilizei uma tampa de uma caixa de papelão no tamanho 20x15, fiz um esboço da composição, adicionei um barbante expeço, desses de fazer tapete, colei o barbante com a cola branca, depois de feita a composição eu passei o verniz sobre o barbante e deixei secar por 2 dias. Após estar seco eu passei a tinta óleo sobre a matriz, e em seguida comecei a fazer as impressões, percebi que não poderia ter muita tinta para evitar que borrasse o papel, as primeiras impressões não ficaram muito boas, percebi também que o resultado da matriz pintada com pincel fica muito diferente se pintarmos com um rolinho de espuma, quando a matriz está pintada como o rolo de espuma a impressão tende a ficar mais suave. Gostei muito de realizar os exercícios, mas demorou muito a secar as impressões, fiz 2 composições, mas pretendo aperfeiçoar ainda mais a técnica explorando melhor as possibilidades de composição. 

Boca

Barco
Boca



Nenhum comentário:

Postar um comentário