quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Xilogravura

Durante as semanas 4 e 5 vocês desenvolverão a técnica da XILOGRAVURA.
Vamos lidar agora com uma técnica de GRAVURA, e não mais de estampa.
Por quê?
Porque a xilogravura nasce a partir de uma matriz de madeira gravada com ferramentas chamadas "goivas". Essa gravação produz sulcos na matriz, a qual pode gerar muitas impressões. Dizemos que a xilogravura é uma técnica de GRAVURA EM RELEVO, pois o que é impresso no papel são as áreas em alto relevo deixadas na matriz. Ou seja, tudo aquilo que vocês cavarem não receberá tinta; as partes que receberão tinta são as que ficam em alto relevo.

Durante a semana 4 vocês deverão preparar e gravar a matriz de madeira. A semana 5 será destinada à impressão.

Para a SEMANA 4 vocês precisarão dos seguintes materiais:

- 1 pedaço de madeira com no máximo 20 x 30cm (pedaços menores são melhores para que a impressão de vocês caiba no papel formato A4; pedaços com cerca de 15 x 20cm são o ideal). A princípio vocês podem utilizar qualquer madeira que esteja ao seu alcance. As melhores para a xilogravura a fio são cedro, mogno, imbuia, louro, cerejeira e imburana. Vocês poderão utilizar também compensados, MDF, eucatex, etc, só que eles não poderão lhes oferecer a beleza da textura da madeira: as impressões ficam chapadas, muito próximas das produzidas com a técnica da linóleogravura (gravura feita a partir de matrizes de borracha). 
- Lixas médias para madeira
- Lixas d'água número 400
- Goivas para gravura
- Papel Sulfite A4
- Caneta preta (hidrocor, pincel atômico, esferográfica, etc)
- Carbono

Execução:

1. Elaboração do projeto: a primeira coisa a fazer é elaborar um projeto para a sua xilogravura. Lembrem-se de que a xilogravura a fio não vai lhes oferecer um nível alto de detalhamento. Portando, criem uma imagem mais simplificada, sem muitas minúcias. É importante também levar em consideração a expressividade da própria madeira: ela vai lhes fornecer elementos visuais tais como texturas, marcas, linhas resistentes ao corte da goiva, etc. Então vamos lá: numa folha de papel sulfite A4, elaborem o seu projeto utilizando caneta hidrocor (ou similares) preta. Evidenciem bem as áreas que deverão sair em preto na impressão, pois no momento da gravação as áreas brancas do seu desenho deverão ser cavadas na madeira. Caso vocês dominem alguns programas de criação de imagem no computador, poderão realizar seus projetos digitalmente (lembrando que a imagem deve ser simples). 

2. Seu projeto já está pronto. Agora providencie 1 taco (pedaço) de madeira no tamanho solicitado (o ideal é que seja um pouco menor que a folha de papel sulfite e que não seja muito espesso). Com lixas para madeira (uma mais grossa e uma mediana) iniciem o preparo da superfície da madeira, lixando-a até que fique lisa. Depois dêem o acabamento com uma lixa d'água número 400 ou 600. No caso do MDF ou compensado, utilizem apenas a lixa d’água. 

3. A madeira está preparada. Agora vocês devem passar o desenho do projeto para a superfície da madeira. Utilizem papel carbono ou passem o desenho diretamente para a madeira. Cuidado para não pressionarem demais o lápis, pois essa ação poderá arranhar a superfície da sua matriz, interferindo na futura impressão. Lembrem-se que as impressões saem invertidas, portanto pensem bem na posição que a sua imagem vai ser passada para a matriz. Há inversão da imagem no momento da impressão.

4. Agora, com o seu projeto já desenhado sobre a superfície da sua matriz, podem começar a gravar a madeira utilizando as goivas. Para gravar a sua matriz você utilizará basicamente as goivas em formato de V, U e algumas facas. Assistam ao DVD da nosa disciplina e tomem cuidado para não se cortarem. Lembrem-se: uma de suas mãos nunca deve ficar na frente da outra mão que segura a goiva. O apoio deve ser feito sempre por trás da mão que segura as ferramentas. Lembrem-se também que as áreas planejadas em preto devem ficar em alto relevo, ou seja, vocês cavarão apenas as áreas brancas do seu projeto.

---

Esse é o passo a passo para a Semana 4. A partir da Semana 5 vocês encontrarão disponíveis as orientações para a impressão da Xilogravura. Mas se alguns terminarem a gravação e já quiserem experimentar a impressão, é só assistir ao DVD da nossa disciplina. 

**As tarefas de preparo e gravação da madeira já são o suficiente para essa semana, portanto, mãos à obra na produção das suas matrizes!

Semana que vem tem mais orientações para a impressão.

Socializem suas descobertas e resultados parciais no nosso fórum de socialização, durante essa semana vocês não precisarão entregar atividade valendo nota, mas aconselho que já fotografem suas matrizes de madeira e comecem a esboçar o texto sobre o processo, pois eles deverão ser entregues no final da semana 5 junto com a imagem da impressão da xilogravura.



Um comentário:

  1. Muito interessante. É preciso muita paciência e cautela p fazer uma xilo.

    ResponderExcluir