quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Xilogravura

Durante a semana 5 vocês deverão imprimir suas matrizes de xilogravura.

Vocês deverão continuar conversando sobre o processo no fórum de socialização da semana 4. 

No fórum da semana 5 vocês deverão postar APENAS os trabalhos solicitados, ok? São eles:
- 1 imagem da impressão da xilogravura
- 1 fotografia da matriz de xilogravura
- Texto sobre o processo

**Alguns polos ainda têm dificuldades em relação à tinta gráfica? Caso afirmativo, utilizem a tinta a óleo. Mas tomem muito cuidado para não mover a folha de papel durante a impressão, pois a tinta a óleo não é viscosa o bastante para fazer com que a folha grude na matriz, ou seja, durante a impressão com tinta a óleo, a folha de papel pode se mover mais facilmente, o que prejudica o bom resultado da impressão. 

**Lembrem-se: agora o REGISTRO para impressão e a ASSINATURA de acordo com as convenções serão avaliados no trabalho de vocês ok? Assistam ao DVD, lá há explicações sobre esses procedimentos. E para complementar, conversem com seus tutores à distância, estamos aqui para ajudá-los.

**A entintagem é um passo muito importante para a obtenção de uma boa cópia. Tanto o excesso quanto a falta de tinta prejudicarão os resultados. Assistam ao DVD da nossa disciplina para sanarem suas dúvidas. 

Materiais necessários para a realização dessa etapa:
- Avental, luvas de borracha, detergente, esponja
- 1 rolo de borracha
- 1 espátula de metal
- Tinta gráfica preta (ou outra cor)
- Uma superfície lisa e impermeável (tampo de vidro ou pedra polida)
- Querosene
- Jornais velhos
- Trapos velhos
- folhas de papel sulfite A4 (aqueles que quiserem podem utilizar papel A3, apenas lembrem-se que o tamanho dos seus trabalhos condicionará o tamanho do portfólio)

**A impressão:
Antes de iniciar essa etapa, passem talco nas mãos para evitar que algum resquício de tinta suje os seus papéis: o talco inibe a ação gordurosa da tinta.
Façam uma marca de orientação – chamado de registro - para que as diversas cópias saiam sempre na mesma posição. O registro é feito numa folha de papel do mesmo tamanho da folha que receberá a impressão. A folha do registro fica embaixo da matriz. Uma marca feita com lápis a partir dos contornos da matriz é feita sobre essa folha de papel e será a guia para que a madeira seja colocada sempre no mesmo lugar a cada nova impressão.
A cada nova impressão a matriz tem que ser entintada novamente.
Lembrem-se: vocês deverão imprimir no mínimo 3 cópias, numerá-las e assiná-las. Nessa pequena tiragem todas as cópias devem ser o mais semelhantes entre si possível, por isso o uso do registro é importante.
A impressão da xilogravura pode ser feita com uma colher de pau. Coloquem o papel sobre a sua matriz entintada e, como num decalque, friccionem a parte redonda da colher nas costas do papel. Dependendo do relevo da matriz, a ponta da colher também pode ser utilizada, só tomem cuidado para não rasgar o papel com o excesso de fricção. Este é um trabalho minucioso e deve ser feito com calma. Depois de impressa, cada cópia deverá ser pendurada num varal para secar. 
Lembrem-se: a tinta gráfica demora de 2 a 3 dias para estar totalmente seca. 
Assistam ao DVD para tirar suas dúvidas quanto aos procedimentos corretos da impressão em xilogravura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário