sábado, 6 de novembro de 2010

Monotipia

Durante esta semana vocês desenvolverão atividades ligadas à MONOTIPIA. Para tanto, sigam as instruções abaixo:

1. Assistam ao DVD da disciplina para compreender melhor as práticas da Monotipia.
2. Executem experimentos com monotipia nos métodos ADITIVO e POSITIVO. Aqueles que quiserem experimentar os métodos subtrativo e negativo fiquem à vontade e coloquem esses resultados no potfólio. 
3. Dúvidas devem ser encaminhadas para o fórum de dúvidas. 
4. Comentários e observações sobre esta atividade devem ser postados no fórum de SOCIALIZAÇÃO. 
5. Os exercícios solicitados devem ser entregues no fórum da Atividade 2, por favor, mantenham a ordem de nossa sala de aula: observem onde vocês devem postar cada tipo de comentário. Postem no fórum da Atividade 2 apenas as imagens (dentro das normas) dos dois trabalhos (positivo e aditivo), descrevendo num único comentário os seus processos de execução, dificuldades, soluções e observações sobre o processo.

***Dicas:

1. No nosso espaço para textos vocês encontrarão uma dissertação de mestrado sobre Monotipias. Dêem uma navegada pelo capítulo que contém a definição de Monotipia e também pelas imagens apresentadas neste trabalho: http://uab.unb.br/moodle/file.php/858/Textos/Serignolli_.pdf

2. Monotipia: MÉTODO ADITIVO
- Sobre uma superfície lisa e impermeável (vidro, fórmica, pedra) pintem uma imagem utilizando tinta a óleo e pincéis (o guache pode ser usado, mas como seca rápido, o trabalho tem que ser feito em maior velocidade). Terminada a pintura, coloquem uma folha de papel sulfite A4 sobre a área pintada e passem a mão suavemente nas costas do papel. Retirem o papel após a pressão exercida pela sua mão: vocês terão uma impressão de uma ESTAMPA. Falem sobre essa imagem. Repitam o exercício até atingir um bom resultado. Lembrem-se que uma boa produção geralmente não surge já nas primeiras tentativas.

3. Monotipia: MÉTODO POSITIVO
- Sobre uma superfície lisa e impermeável (vidro, fórmica, pedra) e com o rolo de gravura, estiquem uma área retangular de tinta gráfica. Caso não haja tinta gráfica no Polo, utilizem pincéis e tinta a óleo para produzir tal retêngulo. Sobre ele, deixem cair suavemente uma folha de papel sulfite ou canson. Não façam pressão com a mão! Com um cabo de pincel, tampa de caneta, pauzinhos ou outras pontas que possam produzir linhas sem deixar tinta, desenhem nas costas do papel. Evitem apoiar a mão sobre o papel. Finalizada a intervenção, retirem o papel da mesa e vocês poderão observar sua impressão em POSITIVO.

4. MATERIAIS NECESSÁRIOS
- papel canson e sulfite A4
- rolo de gravura
- tinta gráfica
- espátula
- querosene
- trapos
- luvas de borracha
- pedaços de pau, cabos de pincel, etc
**Caso ainda não haja tinta gráfica no Polo, utilizem tinta a óleo e pincéis.

Os trabalhos foram uma rica experiência de técnicas, e com certeza essas técnicas podem ser aprimoradas com mais exercícios e com a experiência que deve ser buscada. As aulas dos nossos futuros alunos serão motivadoras e prazerosas assim como foi para nós futuros arte/educadores. A dificuldade de encontrar as tintas necessárias (caríssimas por sinal) por isso fiz com a tinta guache , o pouco tempo para realizar os exercícios e o improviso foram um agravante para a realização da tarefa, comparando meus trabalhos com o dos colegas vejo uma certa infantilidade que tem que ser melhorada, o método positivo a melhor impressão foi o pior desenho, mas achei mais interessante colocar aqui no fórum a impressão que ficou menos pior. Confesso que não fiquei plenamente satisfeito com meus resultados, os próximos trabalhos ficarão bem melhores, levo comigo a experiência e o prazer de realizar a atividade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário