terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exercícios Atelier1/2

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Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB 
Insituto de Artes 
Departamento de Artes Visuais 
Licenciatura em Artes Visuais 
Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2 
Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela Oliveira 
Professora Tutora: Andiara Ruas Simão
Discente: Anderson Rosa Gonçalves                                             
Atividade da Semana 2 – RELATÓRIO DE PESQUISA


Papéis e tipos de papéis


·                     BÍBLIA
Papel fabricado com pasta química branqueada, gramatura máxima de 50 g/m2, com alto teor de carga mineral e elevada opacidade. Usado para impressão de bíblias e similares, podendo conter ou não linhas d'água.

·                     BOUFFANT
o                                         BOUFFANT DE 1a.
Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, não colado, com alta carga mineral (mais de 10%), bem encorpado e absorvente. Usado para impressão de livros, serviços tipográficos e cópias mimeográficas, podendo ter ou não linhas d'água.

o                                         BOUFFANT DE 2a.
Papel de impressão, semelhante ao "Bouffant de 1a.", porém contendo pasta mecânica.

·                     COUCHÉ
Papel de impressão, que possui o máximo das qualidades necessárias para a reprodução perfeita de "clichés", resultante do seu revestimento com cargas minerais em uma ou duas faces. Vide subitens para melhor classificação:

o                                         BASE PARA COUCHÉ
Papel fabricado para ser revestido em sua superfície com cargas minerais na máquina de revestir.

o                                         COUCHÉ FORA DE MÁQUINA
Papel "Base para Couché" (suporte) revestido com cargas minerais aglutinadas com colas, em uma ou nas duas faces, na máquina de revestir.

o                                         COUCHÉ DE MÁQUINA
Papel fabricado e revestido totalmente na própria máquina de papel, em uma ou nas duas faces.

·                     JORNAL
Papel de impressão, similar ao "Imprensa", porém, sem limitação de gramatura, alisado ou monolúcido. Usado para impressos comerciais, blocos de rascunho etc.

·                     MONOLÚCIDO
Papel caracterizado pelo brilho em uma das suas faces, obtido em máquinas dotadas de cilindro monolúcido. Vide subitens para melhor classificação:

o                                         MONOLÚCIDO DE 1a.
Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, com brilho em uma das faces. Usado para rótulos, cartazes, sacolas, embalagens e papéis fantasia.

o                                         MONOLÚCIDO DE 2a.
Papel semelhante ao "Monolúcido de 1a.", porém contendo pasta mecânica ou aparas.

·                     OFFSET
Papel de impressão, fabricado essencialmente com pasta química branqueada com elevada resistência da superfície. Usado geralmente para impressão em "Offset".

·                     APERGAMINHADO
o                                         APERGAMINHADO COM MARCA (BOND COM MARCA)
Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, com marca d'água, alisado, colado e com boa opacidade. Usado geralmente para correspondência.

o                                         APERGAMINHADO (BOND)
Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, alisado, colado e com boa opacidade. Usado para correspondência em geral, formulários, impressos, cadernos escolares e envelopes.

o                                         SUPER BOND (BOND CORES)
Papel semelhante ao Apergaminhado, porém, em cores. Usado para os mesmos fins que aquele.

·                     2as. VIAS ("FLOR POST")
Papel fabricado essencialmente com pasta química branqueada, geralmente com gramatura até 32 g/m2, branco ou em cores. Usado geralmente para segundas-vias em correspondência ou formulários impressos.

Pesquisado em: http://www.bracelpa.org.br/bra/saibamais/tipos/imprescr.html

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Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2
Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela de Oliveira
Professor Tutor: Clerismar Aparecido Longo
Discente:Anderson Rosa Gonçalves 
Atividade: Biografia do artista
 Edgar Degas
Pintor e escultor francês (19/7/1834-27/9/1917). Ligado ao impressionismo, destaca-se pelo estudo apurado do movimento e fica conhecido como o pintor das bailarinas. Hilaire-Germain-Edgar Degas nasce em Paris. De família abastada, abandona o curso de direito e ingressa em 1855 na Escola de Belas-Artes. No ano seguinte vai estudar a pintura do Quattrocento na Itália, onde permanece até 1860.
Compõe obras de observação psicológica, como retratos de família (Retrato de Família de Belleli, 1860-1862). De volta à França, interessa-se pela pintura histórica e conhece Édouard Manet e outros impressionistas.
Em 1870 é influenciado pelas cores do impressionismo, pela perspectiva paralela e pelas estampas japonesas. No ano seguinte, porém, abandona as paisagens rurais e adota o realismo em pinturas e desenhos, retratando cenas do cotidiano urbano, como em Após o Banho (1898) e As Passadeiras de Roupa (1884), entre outras obras.
A partir de 1880, com a progressiva perda da visão, isola-se dos amigos e passa a se dedicar à criação de suas pequenas esculturas, principalmente nus femininos, cavalos e bailarinas. A mais famosa delas é Bailarina de Catorze Anos (1881). Morre em Paris. 


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Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB 
Instituto de Artes 
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais 
Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2
Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela de Oliveira 
Professor Tutor: Clerismar Aparecido Longo
Discente: Anderson Rosa Gonçalves  
Atividade: RELATÓRIO DE PESQUISA - SEMANA 6


Guache
Atividade realizada: Colégio Estadual Vinícius de Moraes EFM, Colombo PR. Telefone: (41) 3605-0245
Alunos: 17
Série: 6ª D
Atividade realizada dia: 22/06/10
Local realizado: Laboratório de Ciências
Professor: Anderson Rosa Gonçalves
Materiais Utilizados: Papel A4, Tinta guache, quadro negro, giz, microcomputadores com internet, impressora, canetas, lápis.

Relatório:
A atividade com a utilização de tinta guache foi realizada no Colégio Estadual Vinicius de Moraes em Colombo PR, com alunos de sexta série, o tema escolhido foi a Copa o Mundo, enfatizando as bandeiras de países escolhidos pelos próprios alunos.
A princípio pedi autorização para a professora de Artes da escola para poder fazer a atividade, pois nessa escola eu trabalho com a Língua inglesa, depois de autorizado fiz a seleção de uma turma que achei que se empolgaria mais com a atividade, depois de feito isso reservei horário para a pesquisa das bandeiras no laboratório de informática, em seguida fiz também a reserva do laboratório de ciências que possui torneiras, pias e bancadas para uma melhor realização da tarefa. Participaram da atividade 17 alunos de uma sexta série, o restante da turma estava em recuperação do segundo bimestre e foram fazer provas na coordenação da escola. Por ser uma turma numerosa com 42 alunos optei por não levar todos ao laboratório para mexerem com as tintas.
Depois de feita a pesquisa eles levaram um modelo “rascunho” de seus desenhos feitos em papel A4, para o laboratório, as tintas guache foram fornecidas pela escola, pois é a única tinta que os professores normalmente usam, pois não é tóxica e não mancha as roupas, os aventais foram trazidos pela professora de artes.
A avaliação foi de caráter recuperativo em Artes, pois muitos alunos ainda não tinham atingido a média do segundo Bimestre, nesse sentido fui amplamente ajudado pela professora de artes, que selecionou os alunos que estavam com atividades pendentes na matéria de Artes, os demais alunos da turma fizeram as recuperações de outras matérias juntamente com a coordenação. Para a avaliação foi levada em consideração a interação dos alunos entre eles, entre o professor, a pesquisa no laboratório de informática, e por fim o resultado estético dos trabalhos, a limpeza e o asseio do trabalho final assim como a exposição dos desenhos e pinturas. Além de levar em consideração a organização e a limpeza dos objetos utilizados no laboratório de informática, tais como pincéis e potes.
Concluindo o trabalho foi realizado como forma recuperativa, de forma lúdica e simples, levando em consideração um tema atual, que motivasse os alunos a participarem efetivamente da aula, levando em consideração a pesquisa e a valorização dos materiais, assim como o asseio e disciplina na utilização de todos os recursos. 






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Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB 
Instituto de Artes 
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais 
Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2
Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela de Oliveira 
Professor Tutor: Clerismar Aparecido Longo
Discente: Anderson Rosa Gonçalves  
Atividade: Plano de Aula



1. IDENTIFICAÇÃO

Escola: Colégio Estadual Vinícius de Moraes Ensino Fundamental e Médio
Disciplina: Artes
Série: 7ª D
Dias: 28/06/10
30/0610
02/0710
Horário de início da atividade: 08:20 às 09:10  do dia 28/06/10
Horário de início da atividade: 11:00 às 11:50 do dia 30/06/10
Horário de início da atividade: 11:00 às 11:50 do dia 02/07/10
Total de horas aula: 3h/a
Quantidade de alunos: 35
Professor (a): Anderson Rosa Gonçalves
Locais utilizados: sala de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, corredor de exposição de artes.

2. Desenvolvimento da aula:

A atividade se dará em 3 momentos, ou seja, em 3 horas aula. Na primeira aula será feita uma pesquisa no laboratório de informática sobre o tema escolhido: Tinta Acrílica, essa pesquisa terá a duração de 1h aula previamente agendada no laboratório de informática da escola, que possui 20 computadores para 35 alunos, ou seja, a pesquisa necessariamente será feita em duplas. O objetivo da pesquisa é conhecer melhor a tinta e obras produzidas com ela, além de entender melhor seu preparo, utilizando as tecnologias contemporâneas na escola para isso, com o objetivo de estimular a pesquisa pois os alunos adoram as novas tecnologias, principalmente a internet.

Em um segundo momento, utilizando o laboratório de ciências, que possui pias, tanques e bancadas, será ensinado a produzir a tinta assim como no vídeo da disciplina de atelier 2. Será feito pelo professor passo a passo e terá a duração de 1h aula também, no dia seguinte a pesquisa no laboratório, com o laboratório pré agendado.  Primeiro eles verão o vídeo, em seguida o professor fará a apresentação dos ingredientes, e a mistura deles. A tinta produzida será guardada para no terceiro momento os alunos utilizarem em seus trabalhos finais.

O terceiro momento, ou terceira aula será a utilização da tinta em um suporte, que foi escolhido: a cartolina.  Será utilizado diverso pigmento na tinta branco para se produzir diversos desenhos coloridos, para dar mais alegria e dinamismo a aula. Nesse terceiro momento será feito o desenho previamente nas cartolinas e pintadas com a tinta de forma de trabalho ou grupo de 5 alunos, ou seja teremos ao final da terceira aula 7 trabalhos prontos, um aluno de cada grupo fará o desenho, obviamente aquele que tem mais aptidão nos traços. Que será trazido já pronto para a terceira aula, que será apenas a pintura da cartolina, com as tintas produzidas na segunda aula. Para o armazenamento das tintas será trazido diversos potes de margarinas. Utilizaremos pincéis industrializados, por serem de mais fácil acesso, e a escola possuir inúmeros deles para a utilização dos alunos. 

Depois de produzidas as pinturas com as tintas, os alunos farão a exposição das pinturas depois de secas, em um ambiente pré-determinado que existe na escola especificamente para as exposições de artes.
A avaliação se dará de forma paralela aos 3 momentos do processo de produção, desde a pesquisa, a produção da tinta até mesmo a utilização da tinta no suporte, será levado em consideração o empenho, o trabalho em equipe e a limpeza e boa utilização dos materiais, assim como a exposição dos trabalhos finais.




Perfil dos alunos:
Os alunos são de sétima série, com a faixa etária de 12 a 15 anos de idade, provenientes todos de escola pública, uma sala mista de meninos e meninas.

2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivos Gerais:
·        Utilizar o laboratório de informática e mostrar as ferramentas de pesquisa, assim como as tecnologias contemporâneas na escola.
·        Manusear os materiais para produção de tinta acrílica.
·        Produzir pinturas em cartolinas, com as tintas confeccionadas em aula.
·        Expor os trabalhos produzidos, como resultado final de um conhecimento assimilado.

Objetivos especícifos:
  • Aplicar os conhecimentos em informática aprendidos anteriormente;
  • Conhecer novos conceitos e novas abordagens para produção de tintas
  • Utilizar a tinta confeccionada em aula.
  • Expor os trabalhos como resultado final.
  • Demonstrar bom trabalho em equipe.
  • Dividir as tarefas, para que todos possam participar de forma ativa e produtiva no trabalho.
  • Dinamizar as aulas de artes, com a utilização de diversos espaços na escola.
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e realização das tarefas.
  • Demonstrar as diferenças de teoria e prática de conhecimentos.


3. CONTEÚDOS/TEMAS
Tinta acrílica




4. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (com a duração de cada atividade)
Em um primeiro momento os alunos serão informados do trabalho a ser realizado, e também da utilização do laboratório de informática, nesse momento também será feita a chamada da turma. (Tempo aproximado: 10 minutos)
 Em seguida o sítio será escrito no quadro, onde todos devem copiar o endereço, após as ressalvas feitas em relação a boa utilização do laboratório os alunos serão encaminhados e terão sua liberdade de pesquisa ( Tempo aproximado: 10 minutos )
Após a pesquisa sobre a tinta  os alunos farão as anotações necessárias em seu caderno, tempo aproximado 20 minutos.
Na segunda aula os alunos irão munidos de suas anotações e prestarão atenção e auxílio ao professor na confecção da tinta acrílica no laboratório de ciências, aonde serão feitas as tintas todas, para utilização na próxima aula, no laboratório de ciências. Também será montado, o grupo e definido o desenho que serão posteriormente pintados com as tintas confeccionadas.
Na terceira aula os alunos os alunos utilizarão as tintas confeccionadas na aula anterior. O objetivo dessa aula é colocar em prática os conhecimentos adquiridos na teoria e na prática. O importante nessa aula é o asseio e a participação para um bom resultado final do trabalho.

5. RECURSOS
Quadro negro e giz;
Microcomputadores;
Canetas e papéis;
Folha sulfite A4 para entrega do relatório.
Sistema on-line
Internet.
Cola branca
Espátula
Pigmento de diversas cores
Conta gotas
Azulejo
Potes de margarina
Aventais.


REFERÊNCIAS:



acessados em 02/07/10 às 20:30
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Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Ateliê de Artes Visuais 2 – AAV2
Professoras Autoras: Thérèse Hofmann, Rosana de Castro, Daniela de Oliveira
Professor Tutor: Clerismar Aparecido Longo
Discente: Anderson Rosa Gonçalves 
Atividade: Relatório de registro de plano de aula.
Semana 8
1. Conteúdo

O plano de aula foi colocado em prática como o planejado, no Colégio Estadual Vinicius de Moraes, com alunos de 6ª série. No Plano de aula foi previstos a atividade com alunos da 7ª série, mas não foi possível. Participaram da aula 28 alunos, que participaram ativamente do processo criativo, desde a primeira aula onde foram feitas as pesquisas sobre a tinta acrílica no laboratório de informática, até a exposição dos trabalhos prontos.

O tempo foi escasso, pois, a internet estava lenta, mas deu tempo para a maioria dos alunos fazerem o relatório de materiais necessários para a confecção artesanal da tinta, e o suporte que poderia ser utilizado nas próximas aulas para a utilização das tintas, onde foi escolhidos a cartolina, e posteriormente o papel sulfite por ser um suporte de baixo custo e fácil aquisição pelos alunos de escola pública.

Na segunda aula, o professor fez as tintas todas para armazenamento, para a utilização na terceira aula, os alunos ficaram muito motivados, pois as aulas saíram de conceitos teóricos e foram para a prática. Foram produzidas tintas de diversas cores: vermelha, verde, amarela, preta, branca, cinza, azul, violeta etc. As tintas foram armazenadas em potes de margarinas trazidos pelos alunos e depois de enchidos ficaram guardados no laboratório de ciências, onde há menor circulação de pessoas. Nessa segunda aula, ocorreu muita sujeira, mesmo no avental que foi usado, e quase não houve tempo para a limpeza dos recipientes. Mas os alunos ajudaram na limpeza mesmo depois do sinal ser tocado, nesse sentido o professor da aula posterior precisou ser avisado dessa necessidade.

Na terceira aula o tempo foi mais bem aproveitado, pois seria apenas a utilização da tinta já preparada anteriormente. Os alunos já tinham produzido os desenhos previamente nas cartolinas, o qual apenas foram utilizadas as tintas no suporte. Os desenhos ficaram coloridos, alegres e muito bonitos, foram utilizados pincéis industrializados, pois havia disponível na escola.
 
A Avaliação:

A avaliação se deu de forma paralela nas três atividades, onde foi levada em consideração a interação entre os alunos, a motivação e o trabalho final exposto. Os objetivos foram alcançados.

Objetivos Gerais:
·        O laboratório de informática foi utilizado, os alunos pesquisaram, utilizando assim as tecnologias contemporâneas na escola.
·        Os alunos manusearam os materiais para produção de tinta acrílica.
·        Foram produzidas pinturas em cartolinas, com as tintas confeccionadas em aula.
·        Os trabalhos foram expostos, como resultado final de um conhecimento assimilado.

Objetivos especícifos:
  • Aplicaram-se os conhecimentos em informática aprendidos anteriormente;
  • Houve conhecimentos de novos conceitos e novas abordagens para produção de tintas
  • Utilizou-se à tinta confeccionada em aula.
  • Os alunos Demonstraram bom trabalho em equipe.
  • As tarefas foram divididas, para que todos pudessem participar de forma ativa e produtiva no trabalho.
  • As aulas de artes foram dinâmicas, com a utilização de diversos espaços na escola.
  • Os alunos foram Incentivados através do trabalho de pesquisa e realização das tarefas.
  • Ocorreu a diferenciação e demonstração de teoria e prática de conhecimentos. 












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